Os alunos dos 4º e 5º anos receberam para um bate papo a escritora juizforana Maria Helena Sleutjes, autora do livro “Theodoro e Marina, Cartas para sentir a infância”. O livro trata das correspondências entre duas crianças de 8 anos de idade, com o humor e a fantasia dos sentimentos infantis.

O encontro fez parte da programação da Feira Literária do João XXIII. Nas últimas três edições, Maria Helena tem marcado presença, justamente para falar desta obra, que é trabalhada, geralmente, com os 4º anos. “Eu sempre tenho um grande prazer em vir ao João XXIII, porque foi o colégio que melhor trabalhou o Theodoro e Marina até agora”.

A oportunidade de conversar com a autora era aguardada entre os alunos dos 5º anos, já que trabalharam o livro no ano passado, mas naquela ocasião o encontro não aconteceu. A Professora de Português Érica Gomes, que propôs a participação dos alunos no encontro, avaliou positivamente a ampla participação através de perguntas, que segundo ela foram  pensadas de acordo com o que já havia sido trabalhado.

“Theodoro e Marina, Cartas para sentir a infância” é resultado de uma parceria com a escritora Cláudia Freire Lima. As autoras já haviam trabalhado juntas, acharam a experiência positiva e resolveram explorar o sentimento das crianças através desse livro de cartas. “Primeiro a gente ficou pensando, como é que a gente consegue colocar na escrita os sentimentos de uma criança. Buscando o instrumento pra fazer isso, chegamos à conclusão que as cartas nos permitiriam tocar profundamente nos assuntos”.

Para Maria Helena, este é um livro que permite ao professor ter com os alunos uma variedade muito grande de interesses a serem descobertos, o que torna a leitura dinâmica. A autora destaca a importância o contato entre escritores e alunos. “Eu acho que isso é que cria vida, não só para os alunos, mas principalmente para o autor. Hoje, por exemplo, surgiram algumas questões que nós não teríamos chegado sem a ajuda dos alunos. A troca é muito boa.”

A escritora conta ainda que nunca conseguiu ficar longe dos livros. Ela considera essa sua fase a melhor, porque está se envolvendo com o livro enquanto editora, o que já era seu desejo. “Eu sempre achei que o livro em papel é um grande presente, é uma preciosidade”.

Seguindo a programação da Feira Literária do João XXIII, outras turmas também terão encontros com algum dos escritores já trabalhados em sala.

autora (2) autora (3) autora (4) autora (5) autora (6) autora (7) autora (8) autora (9) autora (10) autora (11) autora (12) autora