O Colégio de Aplicação João XXIII recebeu as professoras Jenna Toivanen e Juulia Koskela, mestrandas da Universidade de Tampere, Finlândia, para uma palestra sobre o sistema educacional finlandês e formação de professores.

A palestra abordou a perspectiva  histórica da reforma educacional implementada no país, com especial atenção às conjunturas que determinaram as mudanças, os investimentos feitos pelo Estado e a transformação que tais medidas propiciaram. Atualmente existem mais de 3 mil instituições de educação básica na Finlândia e menos de 2% dos estudantes do Ensino Fundamental estão em colégios particulares. A escola é obrigatória para todas as crianças entre 7 e 16 anos.  No momento, o país discute uma nova base comum curricular, que inclui na grade questões como uso das tecnologias, participação em um futuro sustentável e a interação com outros alunos.

O projeto que permitiu a vinda das pesquisadoras para o Brasil começou quando a professora Juliene Madureira da Universidade Federal de Uberlândia deu início à pesquisa do doutorado na Universidade de Tampere, em 2015. A partir daí, com o apoio da Universidade de Uberlândia, favoreceu a criação de um acordo internacional e interinstitucional entre as entidades.

A diretora geral Andréa Vassalo ressalta a importância do evento:  “A troca de experiências nessa condição são importantes para o crescimento, uma vez que nossa missão maior é a formação de professores, e para isso a interlocução é fundamental.” Andréa destacou ainda a necessidade dos CAps trocar experiências exitosas como esta“.  A internacionalização é algo a ser buscado, tanto pelo Colégio, quanto pela Universidade. O João XXIII deu um passo histórico nesse sentido, primeiramente, ao conseguir se aproximar da Dinamarca e criar essa perspectiva de internacionalização, assim como o Colégio de Aplicação de Uberlândia [Eseba] conseguiu com a Finlândia” completou.