O projeto das Ágoras é uma proposta do Ensino Médio, de conteúdo interdisciplinar e metodologia alternativa, onde é trazido um novo outro olhar para o que é ensinado aos alunos nas aulas tradicionais. A cada trimestre do ano letivo é dedicada uma semana no contraturno para o trabalho desse conteúdo que não está no currículo regular, com um espaço e carga horária diferente.

A Ágora ministrada pela Professora Cátia Duarte, de Educação Física em parceria com o Psicólogo Júnior do Núcleo de Assistência Escolar, tem a proposta de apresentar técnicas de relaxamento, autoconsciência e concentração por meio de atividades em diferentes espaços da cidade.

As práticas diversificadas eram um conteúdo trabalhado no 3º ano do Ensino Médio. De acordo com os próprios alunos, a participação nas atividades tem interferido no processo de memorização e concentração, sendo que eles conseguem absorver melhor o conhecimento das aulas.

A professora comenta que percebia certa resistência no início do projeto, mas que depois de um tempo os alunos passaram a se interessar mais e se preparar melhor  para o aproveitamento da aula.

Ainda de acordo com a professora, já aconteceram atividades de jogo da memória, práticas de tai chi, exercícios de relaxamento, leitura de paisagem, massagem com música e caça ao tesouro.  “Com esses exercícios e outras tarefas que nós demos para eles, a gente imagina ampliar um pouco o poder da autoconsciência para que eles saibam trabalhar com os objetivos específicos e ao mesmo tempo fiquem mais abertos ao que está acontecendo ao redor deles”, diz Cátia.

Júnior destaca a importância da preocupação com a qualidade da vida escolar, já que os alunos convivem com vários fatores que são desgastantes. Além disso, ele conta que ao longo das atividades, percebeu um desenvolvimento nos estudantes. “Eles deram esse retorno positivo de como que foi uma experiência diferente pra eles, como foi valioso eles poderem ter um tempo pra entrar em contato consigo mesmo, sair dessa correria, dessa tensão e poder vivenciar algumas das técnicas”.

A disciplina pode ser ampliada para um projeto maior, que contemple a escola como um todo, incluindo a visitação de um maior número de espaços.

 

ok18015920_1302823943150014_546339108_o        ok18053339_1302823779816697_1065542398_o        ok18043079_1302823813150027_131513109_o