O grupo de trabalho para inclusão e acessibilidade surgiu a partir da demanda por discussões sobre o tema dentro da escola, motivado pelos alunos com deficiência que chegavam. Com a noção de que criança com deficiência é responsabilidade de toda a comunidade escolar e não só dos professores, o GT funciona para que sejam discutidas formas de facilitar a inclusão.

O grupo surgiu no segundo semestre de 2015 com a participação da coordenação do primeiro segmento, o Núcleo de Apoio Escolar – psicólogas, assistentes sociais, pedagogas – e professores. Com o desenvolvimento do GT, outros funcionários, como TAES e professores do segundo segmento, também passaram a compor as discussões.

Os encontros são de 15 em 15 dias e tem como um dos objetivos, discutir a estudar a legislação sobre inclusão, para que se adeque de acordo com a realidade do colégio. A exemplo, o PDI, plano de desenvolvimento individual, é um documento fundamental quando se fala em acessibilidade e inclusão nas escolas. Ele está sendo estudado pelo grupo, para que seja construído o próprio plano do colégio e se otimize o trabalho com essas crianças que precisam de um olhar especial da instituição.

O professor Elder Azevedo, que ministra aulas de matemática para o 3º ano, compõe o grupo de estudos desde abril de 2016. A experiências de trabalhar com dois alunos autistas, mostrou que é preciso debruçar sobre o tema, pois a questão da inclusão atravessa a prática pedagógica e o cotidiano escolar. “O GT é fundamental para que se crie uma série de dispositivos do colégio que nos ajudem a pensar a própria inclusão, mas também a possibilitar que o pedagógico aconteça. A inclusão, no caso da criança com deficiência, está para além dela estar no espaço escolar, ela precisa se desenvolver.”

O grupo de estudos, buscando aprofundar cada vez mais as discussões também convida outros profissionais envolvidos na área da inclusão para contribuir com o desenvolvimento do trabalho.  Na última reunião, que aconteceu no dia 3 de abril, o GT contou com a participação de estagiários e bolsistas do curso de Psicologia. Além disso foram trazidos modelos de Plano de Desenvolvimento Individual de outras instituições para estudo e discussão do documento.

Abaixo o cronograma dos próximos encontros:

08 de Maio    9h
22 de Maio    17h30min