Pais e alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental participaram de uma palestra de acolhimento no C.A João XXIII, com o objetivo de trazer mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica (PIC). A iniciativa do departamento de matemática busca além de apresentar o Programa, proporcionar o contato dos pais com os professores que vão participar do projeto.
O momento contou com a presença do Professor Sandro Mazorche, coordenador geral da OBMEP e da Professora Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, coordenadora do PIC na UFJF.
A proposta do PIC foi apresentada, com destaque para a sua importância no contexto de aproximação da Universidade Federal de Juiz de Fora com o Ensino Básico. Os alunos que participam do programa recebem materiais e suporte pedagógico, além do certificado ao final. As aulas são presenciais e online de forma integrada, o que traz uma vivência diferenciada para o estudante através do contato com outras formas de estudo para além da sala de aula.
Na palestra, Sandro Mazorche fez um registro sobre a OBMEP, sua importância no desenvolvimento dos alunos de escola pública e da recente inserção das escolas privadas. O Colégio João XXIII tem destaque na Olimpíada, tendo recebido um troféu de reconhecimento devido ao alto índice de medalhas e menções honrosas que os alunos vêm conquistando ao longo dos anos de participação.
Vitória Dutra Zancanela, aluna do 9º ano, participou das três últimas edições da OBMEP e ganhou menção honrosa em todas. Já participava de um grupo de estudos de matemática que existia na escola, o que despertou seu interesse em se aprofundar na matéria. Agora a estudante foi convidada para ser aluna bolsista do PIC. Ela considera que participar do projeto vai ajudar muito no que diz respeito à formação e fica feliz com esse reconhecimento. “Por eu fazer o PIC e ter feito a OBMEP, ter me dedicado pra isso, em relação à própria escola mesmo, eu tenho um desenvolvimento muito maior”.
O aluno Oruan Bezerra, conquistou medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na edição de 2016, quando estava no 8º ano, além de já ter conquistado uma menção honrosa, no 6º ano. O estudante também participa do PIC desde 2016 e permanece no programa esse ano. As aulas têm inicio nesta quinta feira, 20 de abril.