Alunos dos 4º anos A, B e C assistiram nesta quarta-feira (5/4) à palestra “Brasil: de país do futebol a país da ciência”, ministrada pelo professor Eloi Teixeira, diretor do Centro de Ciências da UFJF. Durante palestra, o professor procurou desmitificar os estereótipos que os alunos têm em relação aos cientistas e pesquisadores.
A palestra faz parte do conteúdo programático da disciplina de ciências do 4º ano. De uma forma bem humorada e com exemplos que comparavam os resultados do país no futebol e nas ciências, o palestrante falou sobre a função do cientista, o papel que desempenha na sociedade e ressaltou a importância da ciência em comparação ao futebol. “Não desmerecendo o esporte, mas o futebol toma hoje um lugar prioritário na vida dos brasileiros. Enquanto isso, a ciência é colocada em segundo plano“, relata. O objetivo é fazer com que os alunos se interessem pelas ciências.
Eloi Teixeira fez questão de destacar o trabalho de outro cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, reconhecido internacionalmente pela pesquisa desenvolvida com pessoas paraplégicas no projeto “Andar de Novo”. Na abertura da Copa do Mundo de 2016, um exoesqueleto projetado por Nicolelis foi utilizado para o pontapé inicial na abertura dos jogos. Apesar da importância de seu trabalho , o cientista ainda é pouco conhecido no país.
De acordo com a professora Vânia Fernandes, organizadora da atividade, é possível desmistificar a visão de que o cientista seria um ser estranho, que vive fechado em seu laboratório e que jamais se integra com o resto da sociedade. “Nossa intenção é que oportunidades como essa, estimulem os alunos a se interessarem pela produção científica”, afirma.

IMG_2307 IMG_2308 IMG_2309 IMG_2310 IMG_2311 IMG_2312 IMG_2316 IMG_2317