Na manhã do dia 26/10 (quarta), alunos do Ensino Médio do João XXIII anunciaram a ocupação do colégio. Organizados em cinco frentes (infraestrutura, higiene, segurança, comunicação e alimentação) os estudantes lutam contra o Projeto Escola sem Partido, arrocho salarial dos servidores, PEC 241 e também contra o congelamento de investimentos na educação.

Segundo a equipe de comunicação da ocupação, a ideia inicial é ocupar o colégio durante 48h, mas com possibilidade de extensão desse tempo. Segundo o estudante Victor Silva de Paula do terceiro ano do Ensino Médio, a união é fundamental nesse momento de luta: “Precisamos nos unir em apoio a essas causas, já que atingem diretamente nós de institutos e escolas. Por isso, estamos juntos, apoiando também a ocupação no IFET e fazendo toda essa mobilização”.

Outro movimentos como a APES, UNE – União Nacional dos Estudantes e o movimento Kizomba estão apoiando a ocupação do João XXIII e também ajudam na mobilização dos estudantes na primeira ocupação de uma escola de Juiz de Fora.

Outro estudante do terceiro ano do Ensino Médico e que participa da comissão de comunicação ressalta que esse movimento não envolve só os alunos: “Queremos envolver toda a comunidade e professores nessa luta. Estamos juntos com o lema ‘Respeito, responsabilidade e união”