Além da  Roda de Capoeira, a atividade incluiu também contação de histórias e vivências como parte da programação da III Semana da Cultura Corporal. A capoeira é conteúdo regular do 3º ano e o tema foi abordado nessa semana. A roda aconteceu durante as aulas de Educação Física, ministradas pelas professoras Adriane Thomaz e Mônica Maia.

Anteriormente, os alunos conversaram com o professor de Arte, Frederico Crochet, sobre como, onde e por que surgiu a Capoeira. De uma forma lúdica e adequada as vivências dos alunos, o professor fez um relato histórico da manifestação que surgiu no Brasil no século XVII.

Durante a roda, as professoras relembraram que é uma prática da cultura Afro-Brasileira e ressaltaram que, aqui no Brasil, a Capoeira é só uma das diversas influências da cultura Africana no nosso cotidiano.

As professoras explicaram que a Capoeira não é relacionada estritamente às religiões de origem Africana, registrando que tanto a religião Católica quanto a Evangélica possuem grupos que usam músicas de suas crenças para dar ritmo ao jogo.

As professoras apresentaram os instrumentos Berimbau, Pandeiro, Atabaque e Agogô e a professora Mônica falou da importância do Berimbau para os capoeiristas explicando aos alunos que o instrumento é símbolo da luta dos negros no Brasil.

Ao final, Mônica cantou a música Dona Izabel, de autoria do mestre Toni Vargas, para mostrar as crianças que algumas músicas se referiam a situação de escravidão que os negros viviam no país e que, de maneira geral, as músicas eram uma forma do capoeirista se comunicar.

IMG_7269 IMG_7272p IMG_7278 IMG_7279p IMG_7280 IMG_7281p IMG_7283 IMG_7284p IMG_7286p IMG_7288p IMG_7289 IMG_7291 IMG_7292 IMG_7293p IMG_7294pIMG_7299 IMG_7300p

IMG_7164p