A 20ª edição do Jogos do João começa nessa sexta-feira, dia 30/09.  Neste ano, o tema do evento é a “Alteridade e Tolerância”, em integração com a III Semana da Cultura Corporal, que acontece na sequência, entre os dias 10 e 14 de outubro (ensino regular) e 18 a 19 de outubro (EJA).

IMG_5727Este ano os jogos vêm com um formato novo: sem separação das turmas para formar times ou equipes. Na intenção de promover uma maior integração entre os alunos, cada ano do Ensino Fundamental e Médio é livre para convocar seus integrantes e escolher as modalidades das quais participa, independente dos alunos serem da mesma sala ou não, desde que sejam do mesmo ano escolar.

Na sexta-feira, a cerimônia de abertura acontece na quadra, com a participação do “Nosso Coral” e o “Coral do João”. Em seguida, os torcedores já podem acompanhar os primeiros jogos, entre as equipes do Ensino Médio. Ao longo da semana, os times do Ensino Fundamental II participam da disputa em dias separados, de acordo com a tabela de jogos. No sábado, a final é disputada entre as equipes dos dois segmentos.

Modalidades individuais também serão disputadas durante a semana, em dias específicos, na parte da tarde. As provas de Ginástica Artística e Rítmica acontecem na sexta e quarta-feira, respectivamente. O Tênis de Mesa e o Xadrez serão disputados na terça e na sexta-feira, 07/10.IMG_5346

Com a mudança na organização do evento, depois de cada jogo os alunos e professores farão uma avaliação sobre a nova estrutura. Dessa forma, a comissão organizadora espera saber a opinião dos alunos sobre as mudanças experimentadas nesta edição dos Jogos.

Já na Semana da Cultura Corporal, os alunos poderão participar de oficinas, palestras e contação de histórias que relacionam a cultura corporal com temas relevantes na sociedade, como as Paraolimpíadas. Além disso, a programação conta ainda com visita à pista de atletismo da FAEFID, roda de Capoeira, oficina de Hip Hop, de basquete de rua, esportes brasileiros (manbol, quimbol, peteca e frescobol) e mostra dos resultados de uma pesquisa sobre a imagem corporal dos alunos do Fundamental II e Médio.

A organização dos eventos é do Departamento de Educação Física e a programação completa pode ser conferia no aqui.IMG_5590