Alunos do 8º ano estiveram na Câmara Municipal de Juiz de Fora para participar de uma audiência pública, acompanhados das professoras Renata Morais e Rosângela Nascer, da Psicóloga e da Assistente Social do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Rosemeire Villela e Ana Lúcia Vargas, além dos estagiários Maicon Vinícius, Aline Moreira e Tatiane Valadão.

IMG_5108
Segundo a professora de história, Renata Morais, havia uma necessidade de dar praticidade ao conteúdo ministrado no primeiro semestre, para mostrar aos alunos que a história também é um instrumento para se refletir sobre o presente, principalmente sobre temas políticos. Quando soube do projeto da Câmara Municipal de Juiz de Fora chamado “Conheça a Câmara” que tem como finalidade, aproximar os cidadãos das questões políticas da cidade, ela propôs ao NAE uma parceria para despertar nos alunos a consciência do que é ser um cidadão e exercer sua cidadania.

Os alunos foram recebidos pelas Assistentes Técnicas Legislativas da Câmara, Cristiane Mara Teixeira e Flávia Duarte que conversaram com os alunos sobre a história do prédio e falou também sobre a pirâmide que guarda o nome dos vereadores que já passaram pelo legislativo, bem como os ex presidentes da república.

No segundo andar do prédio os alunos visitaram o setor de Tecnologia da Informação, onde conversaram com o chefe substituto do setor, Antônio Márcio Gama, que explicou as funções da área e falou um pouco sobre o site da câmara e da TV Câmara.
Os alunos também participaram de uma palestra dada por Cristiane sobre o funcionamento da casa, poderes vigentes na cidade, eleições, leis eleitorais, administração da câmara e função dos vereadores.

IMG_5149PREZI
A audiência pública que os alunos assistiram é feita a cada quatro meses, quando o executivo municipal presta contas sobre a execução da Lei Orçamentária votada em 2015. Após a audiência, os alunos visitaram os gabinetes de cada vereador e fizeram um lanche oferecido pela Câmara. Ao final da visita receberam um certificado por terem participado do projeto “Conheça a Câmara”.

NJ4