O primeiro grupo a apresentar-se foi o ArteVersa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) coordenado pela professora Luciana Loponte. Formado há pouco mais de um ano na Faculdade de Educação da UFRGS, o trabalho dos pesquisadores relaciona arte, experiência estética e docência. Viviane Viana do Núcleo de Estudos e Práticas em Arte e Educação (NEPArte), do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro explicou como os professores trabalham a história do Colégio e a dos alunos nas aulas de arte. A professora Isabela Nascimento (UERJ) apresentou o Observatório de Comunicação Estética, fundado em 2002 e que reúne artistas, educadores e pesquisadores para produzir e construir conhecimento sobre os fenômenos estéticos contemporâneos. Dentre os temas abordados, estão meio ambiente, gênero e saúde. O Laboratório de História da Arte de Juiz de Fora, grupo de pesquisas vinculado ao Museu Mariano Procópio, foi representado pela pesquisadora Valéria Fasolato. De acordo com Valéria, a ideia é fazer do museu um lugar de produção de conhecimento e de pesquisas. O trabalho mais recente envolve as coleções plásticas da Viscondessa de Cavalanti. O grupo é coordenado pela professora Meraliz de Castro, nome importante nas pesquisas artísticas e com um amplo trabalho sobre museus. O professor Maximiliano López falou sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Poética e Educação, criado há 03 anos na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, o grupo se reúne em Juiz de Fora e mescla literatura, cinema e educação. Após o evento, o professor Leandro Souza, do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) realizou uma performance que conduziu os participantes ao Anfiteatro do Colégio de Aplicação João XXIII para a palestra de abertura do “Arte em Trânsito”, com a professora Luciana Loponte (UFRGS), que abordou a temática “Docência artista: arte e novas plataformas para pensar a educação”.
22 de setembro de 2016