Na quarta-feira (14), alunos das turmas de 2º ano do Ensino Médio do C. A. João XXIII passaram o dia na Cidade Olímpica e assistiram a dois jogos da última semana de competições da Paralímpiada Rio 2016. No basquete em cadeira de rodas, Argélia e Canadá disputaram o 11º lugar, com vitória dos canadenses por 70 a 51. Pelas quartas de final entre Espanha e Alemanha, a vitória dos espanhóis foi de virada, no último período de jogo.
As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico e cada equipe conta com cinco jogadores em quadra. O interessante é observar tudo o que pode ser feito em uma cadeira de rodas. Todas são padronizadas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF), mas os movimentos dos jogadores não são padronizados, pelo contrário, cada um usa a cadeira a seu favor e no final quem sai ganhando é a plateia, com tamanho espetáculo. Depois dos jogos, a tarde foi livre para conhecer a Cidade Olímpica.
Na mesma semana, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio assistiram a competições de diversas modalidades. Na terça-feira (13) as turmas do 1º ano assistiram a duas partidas de Goal Ball, um esporte desenvolvido em 1946 para ajudar na reabilitação de veteranos de guerra com deficiência visual.
Segundo a professora Raquel Pinheiro, as experiências vivenciadas pelos alunos do 2º ano serão utilizadas pelo projeto coletivo de trabalho “Estética do cotidiano” para avaliar o discurso argumentativo e trabalhar a publicidade em torno das Paralimpíadas. Nas aulas, Raquel quer mostrar como a publicidade é uma ferramenta de argumentação e quais são os seus impactos sociais.
As viagens do 1º e 3 ano do EM foram incorporadas ao planejamento das disciplinas de Educação Física, introduzindo diferentes modalidades aos alunos. Segundo os professores Thiago Barreto e Mônica Maia, a ideia é fazer uma relação com o esporte para deficientes e analisar o modo que essa parcela da população se apropria das manifestações da cultura corporal, como o esporte, a acessibilidade e a inclusão. Essa abordagem permite que seja feita uma ampla discussão, em caráter multidisciplinar, com os alunos do Colégio.
As três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental acompanharam duas partidas de rugby em cadeira de rodas: Estados Unidos x Suécia e Canadá x Grã-Bretanha. Na sexta-feira (16), os alunos do 3º ano do Ensino Médio viram a vitória da Suécia sobre a França por 55 x 47 e, em seguida, a derrota do Brasil pela seleção da Grã-Bretanha por 52 x 32. A atividade marcou o encerramento das atividades trimestrais do projeto coletivo “Ser e (Com) Viver” no João XXIII.
Além da diversão e do aprendizado, a viagem é também um momento especial para aproximar os alunos. Nati Borba, coordenadora do Ensino Médio, avaliou o passeio como positivo na medida em que estreita as relações entre os alunos, além de ser uma oportunidade única na vida de alguns deles.
Para o Diretor de Ensino do C.A. João XXIII, José Luiz Lacerda, a viagem é uma oportunidade para conhecer outras realidades de perto, ver a superação dos atletas paraolímpicos, e ainda trazer esse aprendizado para a vida, no sentido que cada pessoa tem suas dificuldades. “Eles vão perceber que cada um tem seu drama pessoal, drama de vida, ou de nascença ou adquirido durante a vida. Acho que esse reconhecimento de esforço dessas pessoas que eles vão assistir é bastante importante para a formação dos alunos”, explica.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Eliete Verbena, Romário Geraldo, Nati Borba, Paulo Magalhães, Janaína Garcia, Silvio Ivanir, Raquel Pinheiro, Ana Carolina Mattos, Liliane Mendes, Roseana Mendes, Katia Diniz, Alessandra Maia, Elder Azevedo,Thiago Maciel, Cátia Duarte, Fernando Lamas, pelos TAEs Cida Borges e Maria Conceição Nascimento e pelos bolsistas Cleysson Freitas e Camila Thomáz.
19 de setembro de 2016