O curso de extensão “Crianças: Participação e Protagonismo Infantil na América Latina” é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância, GRUPEGI, (UFF/UFJF), responsável pela organização, em parceria com a Faculdade de Educação (Faced), o Colégio de Aplicação João XXIII e o Centro de Formação de Professores da Prefeitura de Juiz de Fora.

Voltado para professores da Educação Infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental, o curso acontece até julho de 2017, e a ideia é promover o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas que tem a infância como objeto comum e os professores que participam do curso. A abertura foi realizada no dia 5 de agosto no anfiteatro do C.A. João XXIII, com a palestra “Reflexividad de/colonial de las pedagogías situadas del cuidado y la crianza infantil. Metodologías de co/labor epistémica para la formación intercultural de profesionales en educación”, da professora mexicana Patrícia Medina Melgarejo, que falou por videoconferência sobre a “decolonaliedade”, uma tentativa de quebrar algumas “universalidades” que foram impostas aos países latinos ao longo dos séculos, e a proposta de mudar a educação para uma outra perspectiva.

Coordenado pelos professores Jader Janer, da Faced, e Bruno Muniz, do João XXIII, o curso é realizado em encontros mensais, às sextas feiras, onde são organizados módulos, com professores convidados de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Niterói e de outros países da América Latina, como Equador, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru e México, que participarão por videoconferência.
Segundo o prof. Bruno, a abordagem histórica na América Latina tem muitos pontos em comum, e um dos objetivos do curso é também criar um caminho que seja próprio da nossa visão, principalmente na questão da “quebra” da perspectiva colonial ainda muito presente nas práticas educativas. Para ele, “há muitas semelhanças entre os países, como as más condições de trabalho dos professores, estruturas precárias, problemas com remuneração e plano de carreira, mas também existem pesquisas e trabalhos importantes que serão compartilhados com todos no curso, sempre trazendo as crianças em sua condição de participação e protagonismo.”.

Os módulos abordarão diversas questões, como gênero e sexualidade, protagonismo infantil, institucionalização e as crianças no campo e na cidade, e para o Diretor do João XXIII José Lacerda, o curso está em consonância com uma das visões do Colégio, que é a formação de professores, produção de pesquisas e desenvolvimento e aplicação de novas metodologias.

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