Criatividade nas coreografias, alegria das crianças e uma grande participação das famílias marcaram o Arraiá do João que aconteceu no último sábado (09/07). A festa que movimentou a escola no final de semana, com uma estrutura montada especialmente para o evento, contou com barracas de comidas típicas, brincadeiras, além de muitas danças na quadra do Colégio.
As danças começaram com as turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental apresentando variadas quadrilhas, em articulação com a proposta pedagógica do Ensino Fundamental deste segmento. Os alunos dos 1os anos estrearam no Arraiá divertindo-se com as cantigas de roda, em uma proposta interdisciplinar entre a disciplina de música, da professora Helen Moura e de Educação Física, das professoras Janaina Sanches e Roseana Mendes, envolvendo toda a equipe pedagógica.
Cristiane Fátima, mãe de Samuel Oliveira do 1º ano C, elogiou a estrutura da festa, com as brincadeiras e jogos. Sobre a apresentação do filho: “foi uma dança muito bonita, muito legal, bem organizada”.
As turmas do 2o ano, coreografadas pela professora Diná Faria, apresentaram a quadrilha típica tradicional da festa junina. Já os 3os anos desenvolveram uma coreografia circense conduzidos pelas professoras Adriane Tomáz e Mônica Andrade, trazendo a dinâmica do palhaço, em danças que agitaram também o público presente na quadra do Colégio.
Os 4os anos levaram para a festa o maculelê, dança de origem afro-brasileira e indígena, que mistura elementos de luta. A apresentação foi organizada pelos professores Flávio Garcia e Janaína Sanches. “Viemos trabalhando ao longo das aulas de Educação Física a temática do maculelê, cujos elementos foram incorporados na quadrilha tradicional, que também tem um cunho popular. ” – afirmou a professora Janaína
As turmas dos 5 os anos desenvolveram uma apresentação que mesclou elementos da ginástica e do circo. As professoras Mônica Andrade e Adriane Tomáz explicam que a quadrilha é um fechamento do trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Física, e elogiaram “uma apresentação maravilhosa onde deu tudo certo. Valeu a pena todo o esforço dedicado para estes minutos de quadrilha, que só foi possível porque teve muita gente envolvida. ”
Jefferson Marangon, pai de Kayque Marangon, do 5º ano C, gostou do resultado.“Mostra que a turma está integrada e interagindo bem. ” Além da dança, o pai elogiou a festa promovida pelo Colégio que, segundo ele, melhora a cada ano.
O segundo segmento do Ensino Fundamental foi dividido em dois grupos para a dança. Primeiro, as turmas dos 6 os e 7 os anos, sob coordenação dos professores Thiago Maciel, Eliete Verbena, Roseana Mendes e Romário Geraldo, com a coreografia da dança do pau de fita, típica da região Sul do país e a quadrilha tradicional.
As turmas dos 8os e 9os anos dançaram um mix de músicas da quadrilha tradicional com músicas da atualidade sob orientação das professoras Cátia Duarte e Diná Faria. A professora Diná explica que “as músicas vieram de ritmos diferentes, integrando o contexto da cultura da quadrilha com outros gêneros musicais como o funk, o country e o forró. A quadrilha foi o resultado de uma construção coletiva com os alunos. ”
O encerramento das coreografias ficou por conta do Ensino Médio, que desenvolveu, sob a orientação dos professores Thiago Maciel, Cátia Duarte, Mônica Andrade, Romário Geraldo e Eliete Verbena, a tradicional quadrilha na quadra do Colégio.
A apresentação teve início com a encenação do casamento. Em seguida, os noivos, o padre e os convidados caíram numa animada dança de comemoração.
Quem teve a missão de conduzir o grande baile foi a professora Cátia Duarte, destacando que todos fizeram uma apresentação fantástica, numa organização muito bonita. Além disso, a professora lembrou que “os alunos entenderam a temática do respeito à diversidade que estava incluída na festa. Precisamos respeitar todos os gêneros, opções sexuais, raças, estilos musicais e eles conseguiram passar essa mensagem. ” Para Cátia, esta foi a melhor coreografia já desenvolvida por ela no João XXIII.
Ao final, o público foi chamado para a quadrilha do ‘Vai Quem Quer’, que contou com a presença de muitos professores, ex-alunos e também os diretores José Luiz Lacerda e Andréa Vassallo, que formaram um dos pares na dança que encerrou o dia de festa no Colégio.
Para o diretor de ensino do João XXIII, José Luiz Lacerda, a festa foi brilhante e cumpriu o objetivo de servir à comunidade. Além disso, o diretor lembrou a alegria manifestada pelas pessoas que estiveram presente no Arraiá:
“É um momento do Colégio que envolve pais, alunos, ex-alunos em uma confraternização. A festa é uma celebração para o João XXIII e o dia de hoje confirmou isto”, afirmou Lacerda.
Para a diretora geral, Andréa Vassallo, a festa superou todas as expectativas: “não houve nenhum contratempo, as pessoas ficaram muito satisfeitas, os alunos estavam impecáveis, as famílias prestigiaram o evento e as quadrilhas estavam maravilhosas. A festa foi nota dez! ”.