Pequenas ações solidárias que muitas vezes passam despercebidas são importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Gestos de solidariedade podem transformar vidas, lugares, famílias e a comunidade como um todo.

    Pensando assim, o Colégio de Aplicação João XXIIII / UFJF dá início à campanha “Gentileza gera Gentileza” que pretende estimular o bom convívio, as boas ações, os relacionamentos respeitosos, as ações positivas e proativas, dando visibilidade aos relatos de gentileza dentro da escola. A ideia é registrar e exibir histórias, valorizando palavras, gestos e atitudes sinceras entre alunos, professores e técnicos.

     A campanha é inspirada nos exemplos deixados pelo “Profeta Gentileza”, conhecido por fazer inscrições peculiares em diversos locais públicos do Rio de Janeiro. A frase mais famosa de José Datrino, nome verdadeiro do autor, era “Gentileza gera gentileza, amor”.

     As cores utilizadas pelo “profeta” serviram de inspiração para o desenvolvimento da arte criada para a campanha. O primeiro registro de gentileza que ganha visibilidade nesta edição é o flagrante fotografado pela servidora Ana Vargas, no corredor do colégio. “ Eu estava voltando de uma reunião quando deparei com aquele menino ajoelhado calçando a sapatilha na coleguinha que se preparava para a aula de dança. A cena me emocionou e eu resolvi guarda-la para compartilhar com os colegas”, explica. A imagem agora ficará exposta nos murais e suportes de mídia para incentivar ações semelhantes.

      As histórias de gentileza na escola, podem ser enviadas através do site ufjf.br/joaoxxiii/informações, no item menu “Gentileza”.

 CARTAZGENTILEZA