A ideia do uso dos tablets, que pertencem ao João XXIII, foi uma iniciativa do professor de Geografia, Leandro Faber, com a proposta de tornar a aula mais dinâmica, saindo do texto tradicional para o texto digital. Os alunos que puderam acompanhar os slides da aula sobre a Divisão Internacional do Trabalho, aprovaram a novidade.
Na avaliação do professor “a aula ficou muito mais produtiva, houve mais interação dos alunos com maior participação nessa aula mais dinâmica”. Além disso, para Leandro, a tecnologia tem o poder de chamar a atenção dos alunos, levando-os a participar de maneira mais imersiva no conteúdo das aulas e nas atividades propostas.
A aluna do 3º ano A, Camila Campos, lembrou que o uso do tablet dispensa a montagem do Datashow, que sempre demanda um tempo da aula para a montagem e desmontagem. Ela acredita que o uso da tecnologia aproxima o aluno do seu dia a dia, além de ter uma importância ambiental: “É um equipamento que estamos mais acostumados e que pode vir a gerar menos gastos para o Colégio com livros”.
O uso da tecnologia, segundo o professor, não limitar-se-á ao uso dos equipamentos apenas para colocar os slides do conteúdo da aula: os alunos farão em outros momentos, testes online de vestibular, pesquisa, resgatando o papel de protagonista do aluno.