Magda Trece é bibliotecária e um dia, as vésperas do Dia do Livro, percebeu que não tinha planejado nada para os alunos da escola onde trabalhava. Naquele mesmo dia, ela escreveu sua primeira história, “O Livro Amarelo”. A partir dali, começou a contar histórias e encenar as aventuras dos personagens.

“Vó Filó: A caçadora de maravilhas”, é a terceira publicação da autora, uma obra que nasceu da ideia de registrar para os netos como ela é desastrada: “Eu sou aquilo ali. Realmente o que está no livro, sou eu. E eu queria deixar isso para os meus netos”, explica.

A autora esteve no C.A. João XXIII na tarde desta terça-feira (28/06) para contar histórias aos alunos do 2º e 4º anos. A escritora veio fantasiada de Vó Filó. Durante a apresentação, a personagem contou um pouco de si mesma e de sua mania de colecionar. Ela coleciona livros, chapéus, guarda-chuvas e caixinhas que guardam histórias. Como é uma “pessoa esquecida”, misturou várias histórias em uma só e depois os alunos puderam escolher uma para Vó Filó contar inteira. A escolhida foi “João Esperto leva o presente certo”, de Candace Fleming.

Outra característica da personagem, como destaca a autora, é que ela caça maravilhas, tem certeza que elas existem, mas são esquecidas por conta da pressa e da correria do dia-a-dia. Encontrar uma, entretanto, pode ser fácil: “É só você acalmar o coração, que aí você consegue enxergar as maravilhas que estão espalhadas por aí”, explica Vó Filó.

Nesta tarde, um pequena exposição mostrou como os alunos do 4º e 2º anos também se tornaram caçadores de maravilhas depois de conhecerem a história da Vó Filó. Eles fizeram desenhos sobre o que descobriram de maravilhoso em suas vidas. Os trabalhos estão expostos no corredor principal do colégio.

A visita faz parte da programação da Feira Literária do João XXIII, a FLIJ 23.