Jaqueline Lopes, estudante de pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), esteve no Colégio de Aplicação João XXIII para conhecer as práticas de ensino realizadas pela instituição, especialmente o projeto que deu à escola o reconhecimento do Ministério da Educação e da Cultura (MEC), pelas práticas inovadoras de ensino.
A pesquisadora integra o grupo de estudos do Professor José Pacheco, coordenador e fundador da Escola da Ponte em Portugal e um dos membros do comitê que analisou a chamada pública feita pelo MEC. Foi através de Pacheco que Jaqueline descobriu em Juiz de Fora a escola premiada pela inovação e criatividade no Ensino Básico.
O projeto premiado, de autoria da professora Rosângela Ferreira, pesquisou os sentidos que crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental atribuem a conceitos da área das Ciências Humanas, por serem consideradas áreas de grande importância para o processo de alfabetização. A execução do projeto consiste na realização de módulos – que ocorrem uma vez na semana -, nas áreas de história e geografia, que trabalham com filmes, discutem obras de arte, fotografias, objetos cartográficos (como o mapa, o globo e o planisfério), textos da ordem do instruir e do informar, pesquisas feitas pelos alunos em casa, desenhos, colagens e fotografias; dependendo da proposta da aula.
Em 2015, o MEC lançou uma chamada para relatar práticas inovadoras em escolas públicas e a professora Rosângela, que é Doutora em Educação, relatou o trabalho realizado por ela com a metodologia de múltiplas linguagens denominado “As múltiplas linguagens no ensino de geografia e história: Dimensões de letramento” e ganhou o prêmio de “Inovação e Criatividade no Ensino Básico”.

IMG_7964 IMG_7970-2