A nova chapa diretora do Grêmio Estudantil do C.A. João XXIII tomou posse no começo desse mês de maio, com propostas voltadas à integração dos alunos e ações para a melhor experiência na escola.
Ohara Petrato, presidente da nova diretoria, explica que o ponto principal da gestão é o Grêmio se tornar mais atuante no contexto escolar e promover maior integração dos alunos do Ensino Médio, Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, a proposta é fazer com que a EJA participe mais ativamente dos debates do colégio; preparar os alunos do Ensino Fundamental para a transição ao Ensino Médio e orienta-los sobre os exames de vestibular e cursos de graduação.
A nova diretoria também busca, através de ações voltadas aos estudantes, levantar questionamentos e fazer reivindicações. Recentemente, o Grêmio apresentou ao Conselho de Unidade, sugestões em relação aos serviços oferecidos pela Cantina do Colégio: “a gente conseguiu que a cantina trouxesse uma coisa diferente a cada semana, ou um hambúrguer ou um cachorro quente e indicamos fornecedores mais baratos para os salgados”.
As próximas ações estão sendo planejadas para a festa julina, com casamentos de religiões diferentes e homoafetivos. Para discutir outro lado do impeachment, o grêmio quer organizar um debate com o vereador Betão. E em apoio às minorias, está prevista uma palestra com os alunos do Ensino Médio sobre LGBTTI Fobia.
Além disso, campeonatos de videogame; e de futebol, como o Interfederal, estão nos planos da gestão. O Interfederal é disputado entre o IFET e o C.A. João XXIII, mas agora a ideia é abrir e expandir para outras escolas da cidade.