A proposta foi encaminhada pelos alunos Lucas de Oliveira Souza e Matheus Silva Machado, do 1º ano A, sob a forma de abaixo-assinado,  durante a reunião do Conselho de Unidade desta terça-feira (17/05). Segundo os alunos o objetivo é estimular o debate e a discussão sobre o currículo escolar dos alunos do Ensino Médio. 

Ainda de acordo com os estudantes, a proposta sugere que o colégio passe a adotar, além do currículo humanista, conteúdos preparatórios para os concursos de vestibular, como o PISM, da UFJF. Além disso, os alunos querem que o assunto seja debatido não só entre os professores, mas também entre os alunos. “A gente acredita que é possível o Colégio adotar um currículo que seja um meio-termo entre o totalmente humanista e o preparatório para o PISM”,  explica Lucas. 

Segundo Matheus, a ideia é que os conteúdos sejam mesclados, para que os jovens saiam do Colégio com senso crítico, atentos às questões sociais e políticas, mas também com aprendizado para passar pelos vestibulares. “Se o colégio nos prepara para a vida social, a faculdade faz parte dessa vida social. Então eu acho que a gente devia ter um preparo também para isso”.

De acordo com a pedagoga Lucimar Fernandes Grégio, que acompanhou o processo de construção da proposta, a iniciativa demonstra a postura reflexiva e atuante dos alunos, ao procurarem o Núcleo em busca de esclarecimentos sobre o tipo de currículo adotado no colégio. “Criar este espaço específico, com todos os alunos do Ensino Médio, envolvendo reflexões e esclarecimentos sobre as diversas questões curriculares no Colégio, práticas de ensino adotadas, etc., irá contribuir para formar alunos atuantes, capazes de repensar, modificar sua realidade, sujeitos no processo de decisão e definição do currículo adotado no colégio” afirma a pedagoga.

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Antes de levar a proposta à Direção, os alunos conversaram com as turmas do Ensino Médio e também do 9º ano do Ensino Fundamental. O abaixo-assinado  obeteve 202 assinaturas, de um total de aproximadamente 360 alunos. 

O Diretor de Ensino, José Luiz Lacerda, achou a iniciativa oportuna, principalmente porque o Colégio passa por um momento de discussão do Projeto Político Pedagógico e do currículo. Para o diretor, essa discussão deve envolver toda a comunidade escolar: “conceitualmente hoje, essa discussão curricular pra se chegar num desenho de currículo, eu acho que a comunidade tem que ser ouvida.  Alunos, pais, professores, técnicos devem ser consultados pra saber quais são os interesses dessa comunidade, o que essa comunidade tem de anseio para a formação”. 

  O Conselho de Unidade propõe encaminhar a proposta dos alunos para os Departamentos, servindo de mais um subsídio para as reflexões que o Colégio tem empreendido sobre o currículo.