O projeto Aluno Assistente desenvolvido pelo C.A. João XXIII seleciona estudantes do Ensino Fundamental e Médio para atuarem em atividades de apoio aos TAEs e professores da instituição. Neste ano, a seleção de bolsistas contou com 83 inscritos, o maior número já registrado desde o início do projeto, há seis anos. As 15 vagas foram preenchidas entre Secretaria, Direção, Depto. de Educação Física, Coordenação do Ensino Fundamental, Biblioteca, Informática, Rádio e Teatro. Os alunos participantes cumprem uma jornada de 8h semanais e recebem uma bolsa de R$206,00, além de vale transporte.
O processo seletivo foi composto por uma prova eliminatória de redação, entrevista individual e aplicação de questionário elaborado pelas Assistentes Sociais do Colégio. Depois de selecionados, os alunos participaram de uma discussão conjunta para definir como cada um poderia ajudar. Essa discussão leva em conta as características pessoais do aluno, suas preferências e habilidades.
Segundo a assistente social do Núcleo de Apoio do João XXIII, Angelisa da Silva, ser um

Aluno Ass-4
Aluno Ass-3
Aluno Ass

aluno assistente é uma experiência enriquecedora, porque os alunos podem conhecer melhor o funcionamento do colégio, de forma interna, participando das atividades. A bolsa oferecida aos alunos é também uma maneira de estimular o  apren-

dizado de administrar o próprio dinheiro. Além disso, o projeto pode representar o primeiro contato profissional, preparando os alunos para futuras atividades.