O projeto “Ciberteca: a construção de novas redes para o mundo da imaginação”, coordenado pela professora Lauriana Paiva foi um dos finalistas do Prêmio VIVALEITURA 2016 que seleciona projetos das escolas brasileiras que estimulem a literatura entre seus alunos.

O VIVALEITURA é dividido entre quatro categorias: Biblioteca Viva, Escola Promotora de Leitura, Território de Leitura e Cidadão Promotor de Leitura. O João XXIII foi o quinto finalista na segunda categoria, entre mais de 1.460 inscritos, o que representa um reconhecimento importante nas práticas de leitura escrita inovadoras do colégio.

A ideia da Ciberteca nasceu da Biblioteca Virtual Infantil, um espaço de divulgação dos textos produzidos pelos alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental do João XXIII. Com o grande volume de publicações, e interesse de outras turmas e escolas em participar do projeto, a professora Lauriana teve a ideia de criar a Ciberteca, que abriga a Biblioteca Virtual Infantil, a Juvenil e também a do Professor.

A Ciberteca pode ser acessada através do site do C.A. João XXIII, onde também é possível fazer download dos livros que reúnem as produções das crianças.

O Prêmio VIVALEITURA é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC) e nesta 8ª edição conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e também com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O prêmio também integra as ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, em abril.

Para conhecer a Ciberteca, acesse: www.ufjf.br/joaoxxiii/projetos-de-extensao/ciberteca.