A campanha visa a conscientização dos alunos, professores e funcionários para a importância do combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus e do chikungunya.
Como parte das ações planejadas, a direção do colégio encaminhou diversas instruções por e-mail sobre a importância do uso de repelentes e a utilização de roupas mais adequadas para a proteção individual.
Segundo a enfermeira do Colégio, Natália Silva, o importante dessas medidas é a prevenção: “Quando você prioriza a primeira base, que é se prevenir, é muito mais fácil de controlar do que depois que você já tem uma epidemia. A importância de usar a calça comprida e o repelente é isso, prevenir.”
De acordo com a direção do Colégio, os alunos receberam uma circular com orientações para prevenir o contato com o mosquito. Além disso, a professora Regina Martoni visita as turmas no Ensino Fundamental, Médio e EJA reforçando os cuidados que todos devem ter. A professora conversa com os alunos sobre diversos assuntos como o cuidado que uma pessoa deve ter ao ser diagnosticado com dengue. Formada em Biologia, Regina explica quando o mosquito vira, de fato, transmissor das doenças, suas principais características e comportamentos.
Outra medida adotada pelo colégio é a instalação de telas de proteção nas janelas que tem contato direto com áreas de vegetação externa. Essa tela, segundo a professora Regina, é muito importante pois é na mata que o mosquito vive, se alimentando de seiva de planta e, quando há a reprodução, a fêmea necessita de uma proteína que fica no sangue humano, quando então procura as pessoas. A expectativa é que todas as telas estejam colocadas até o final desta semana.