A exposição “Retratos da Resistência: as Faces do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva”, inaugurada no Dia Nacional da Luta Contra o Racismo (21 de março) na Galeria de Arte Prof. Edson Pável Bastos do C.A. João XXIII, é resultado do trabalho de pesquisa sobre cultura e história afro-brasileira e africana, dos pesquisadores Claudia Rangel, Guilherme Landim e Carolina Bezerra.

As imagens registradas por Claudia Rangel retratam os integrantes do grupo, além de trazer em cada legenda um pouco do que o Batuque significa na vida de cada um.

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas,  até o dia 1º de abril.

Segundo a Diretora de Ações Afimrativas da UFJF,  professora Carolina Bezerra, a exposição faz parte do Módulo Corporeirades e Africanidades que é desenvolvido com os alunos do João XXIII dando suporte ao estudo de outras manifestações, como o Jongo, Batuques de Terreiro e Encontro de Saberes.

Ainda de acordo com a Diretora e uma das organizadoras da exposição,  além de dar visibilidade e permitir aos negros uma oportunidade de se olharem de outra forma, levando em conta a questão da autoestima e representação, a exposição também permite a realização de um trabalho com os alunos do 1º ao 5º anos, para saber como eles viram as imagens e o que eles sentiram nesse momento. “Vamos fazer um mapeamento do imaginário das crianças do João XXIII com relação à imagem e à presença negra em uma exposição”.

O grupo retratado nas fotos é um dos sete Patrimônios Imateriais de Juiz de Fora. Criado em 1964 com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira, representa um movimento de resistência cultural, material e simbólica do negro na cidade, que utiliza o canto, a música e a dança como instrumentos de preservação dessa cultura. O trabalho mostrado na galeria é uma das possibilidades de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas públicas e particulares do país.