O Colégio de Aplicação João XXIII está entre as 178 instituições educacionais brasileiras selecionadas pelo Ministério da Educação, como exemplo de inovação e criatividade  na Educação Básica. A seleção foi feita entre 682 entidades públicas e privadas que apresentaram projetos desenvolvidos para a melhoria da educação brasileira.

Das instituições selecionadas, 83 trabalham com a educação infantil, 135 com alunos do ensino fundamental, 73 dedicam-se a projetos voltados para adolescentes do Ensino Médio e 40 atuam na Educação de Jovens e Adultos.

O reconhecimento do C. A João XXIII decorreu da realização de módulos na Educação Básica, dentre eles um voltado para  o ensino de Geografia e História nos anos iniciais,  coordenado pela professora Rosângela Ferreira, que recebeu o prêmio da Mostra Científica da UFJF, em 2015.

O Projeto que foi encaminhado ao MEC discute o papel que a metodologia desenvolvida nos módulos pelo conjunto de professores, em especial no módulo  Educação Geográfica e Histórica pelas imagens literárias: múltiplas linguagens, modelo de aula com perspectiva transversal,  vem desempenhando na formação de alunos da Educação Básica e na formação inicial e continuada de professores.

Visando atender simultaneamente às sete frentes do Programa Inovação e Criatividade, como a criação de referenciais, fortalecimento das organizações, formação de educadores e orientação de políticas públicas, uma equipe do MEC fará um acompanhamento para divulgar as atividades realizadas no Colégio.

O Ministério da Educação fez o levantamento através de chamada pública realizada no final do ano passado e tinha como objetivo identificar e conhecer as iniciativas inovadoras, para saber em que medida elas contribuem para a melhoria da educação brasileira.

O mapa da inovação, segundo o ministério, mostra que as ações estão distribuídas nas regiões do país, de acordo com a população: 50,8% nas Região Sudeste, 21,9% na região Nordeste, 13,7% na Região Sul, 8,8% na Região Centro-Oeste e 7,6% na região Norte.

Para a Diretora Geral do Colégio João XXIII, Andrea Vassalo, este prêmio vem corroborar a política de crescimento e reconhecimento do Colégio enquanto espaço de práticas inovadoras de Educação Básica.