Os equipamentos foram adquiridos para atender às demandas de ensino e aos processos de aprendizagem que utilizam como suporte, as mídias digitais. São cem novos tablets disponíveis para reserva, com o técnico Rafael Lauro Brugger, responsável também pela manutenção dos equipamentos.
De acordo com Brugger, alunos e professores podem instalar qualquer aplicativo oficial da Play Store. Os aparelhos possuem uma conta secundária, “Usuário”, que pode ser monitorada por uma primária, de “Administrador”, garantindo o bom senso no uso da ferramenta.
     O professor de matemática Leonardo José da Silva já utiliza a tecnologia desde o início do ano letivo. Ele conta que desenvolve projetos com as turmas do 9º ano (A e B), onde os alunos observam geometria e álgebra de maneira mais dinâmica, através do aplicativo “Geogebra”. Futuramente ele pretende trabalhar com fotografias para trazer as construções para dentro da sala de aula; e também desenvolver a prática do discurso, durante troca de mensagens entre os alunos, com conteúdo e informação da disciplina.
Leonardo explica que as tecnologias abrem novas possibilidades e devem ser trabalhadas de maneiras dinâmicas. Para ele, o aluno se sente atraído pela possibilidade de ser autor do próprio conhecimento. “No modelo tradicional, os professores passam conteúdo e a criança, passiva, assimila. Agora, os alunos têm a chance de serem mais participativos e isso é muito empolgante para as crianças, ” conclui o professor.
       No início do ano letivo, alguns tablets já haviam sido distribuídos aos professores. A aquisição de novas unidades, mais modernas, substituirá as antigas.
Além dos novos tablets, o C.A. João XXIII também adquiriu 10 novos computadores. As máquinas foram distribuídas entre os departamentos e também na sala de Telemática, para melhorar o acesso dos alunos e dos professores, às novas tecnologias.