Os alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio foram até a Faculdade de Educação Física da UFJF, na manhã desta sexta-feira (11), para uma aula prática de atletismo. Sob orientação da professora Cátia Duarte, eles praticaram modalidades de corrida (100m, 400m e revezamento), lançamento de dardo, martelo e disco.
     A visita dos estudantes faz parte do programa de estágio dos alunos da Faefid. Ela acontece uma vez por semana, e assim os estagiários têm a oportunidade de aprender na prática a didática das aulas, na área do atletismo. O programa tem duração de três meses, com observação, participação e intervenção. Daniel Castro, um dos futuros professores de Ed. Física, explica que o programa é uma ótima forma de praticar o que aprendeu durante a faculdade, “esse tipo de avaliação é incomensurável, porque, querendo ou não, mesmo sendo observação somente, ou até mesmo os períodos de intervenção, é único. Isso a gente só vê nos estágios”.
     Para o estagiário de Ed. Física, Eliseu Pinto da Silva, que participou da atividade, é muito importante para os alunos vivenciarem os esportes na forma que eles são praticados profissionalmente, com a estrutura e os materiais oficiais que a Universidade dispõe. Com essa oportunidade, eles podem ter uma experiência de como os atletas profissionais realizam os treinamentos e as competições.
     Com a greve, o número de intervenções foi reduzido para três. Uma delas foi uma aula sobre as corridas de rua, onde os estagiários explicaram como é a produção desse tipo de evento. Ao final, os alunos também criaram a sua própria corrida, seguindo as orientações dadas pelos estagiários.
     Camila Rocha Firmino, aluna do 3º ano do Ensino Médio, conta que os alunos já estão acostumados a ter aulas com estagiários e também bolsistas, e que a prática é positiva, “no terceiro ano já estamos acostumados com eles, então a gente tenta fazer o máximo possível para deixar eles tranquilos. É uma aula que a gente participa, produtiva. A gente vê que eles estudaram para estar lá falando com a gente”. Além disso, a didática das aulas é mais voltada para o público juvenil e os alunos sentem uma maior proximidade com os estagiários.