O Núcleo de Apoio Escolar (NAE) do C.A. João XXIII promoveu nesta quarta-feira (09/12) uma roda de conversa entre o 9º ano EF e o 1º ano EM, para que os alunos pudessem trocar informações e experiências sobre os desafios a serem enfrentados nesta fase de transição.
O encontro contou com a presença da Coordenação do Ensino Médio, do psicólogo Fabrício Bueno, de representantes do Grêmio Estudantil (GECAJ) e estagiários do curso de Psicologia da UFJF.
De acordo com Fabrício Bueno, Psicólogo do NAE, é perceptível que a adaptação dos alunos no Ensino Médio é difícil, “é um processo que geralmente exige certa atenção”, explica ele. A ansiedade e a pressão, as mudanças de horários e da grade curricular são alguns dos fatores que preocupam os alunos nessa nova etapa de aprendizagem. Pensando nisso, o NAE e a Coordenação do Ensino Médio criaram as rodas de conversa, para que um aluno ajude o outro nessa transição.
A adaptação já era uma questão focada pelo NAE neste ano. Durante o ano letivo, os alunos do 1º ano EM já participavam de encontros para conversar também sobre outras questões, como o relacionamento interpessoal na escola, com pais, professores, TAEs e colegas, além da adaptação. A partir daí, veio a ideia de criar um diálogo entre os alunos que ainda passariam pela mudança, para que eles se sintam mais preparados e tranquilos.
Para Fabrício, a troca de informações e de experiências é enriquecedora, “sempre quando você está passando ou vai passar por algo novo, trocar experiência com quem já passou é sempre um fator importante e interessante”. Além disso, o psicólogo ressalta o exercício da cidadania através da troca de ideias. Os encontros também mostram aos alunos que a solução através do diálogo é possível.