Na terça-feira, (10/11), o Grêmio Estudantil do C.A. João XXIII (GECAJ) realizou mais uma edição da Feira das Profissões.

O evento busca aproximar o estudante da universidade e promover debates sobre os diversos cursos oferecidos, para orientar melhor o jovem que está prestes a escolher qual caminho seguir.

Na edição de 2015, a programação foi concentrada em um único dia, com a participação de alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Graduandos de Medicina, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Direito, Odontologia, Arquitetura, Psicologia, Artes e Design, Jornalismo, Nutrição e Educação Física foram convidados a dividir suas experiências e rotinas, com os alunos do Ensino Médio do João XXIII.

Para Jonas Nogueira, vice-presidente do GECAJ, a Feira das Profissões orienta os jovens na hora de uma  escolha tão importante, que é a futura profissão: “os alunos, quando fazem vestibular, não têm muito conhecimento sobre os cursos, então a gente acha fundamental esse tipo de evento, onde o estudante pode ter acesso a informações relevantes antes da escolha decisiva pra vida dele ”.

Ex-aluno do colégio e hoje estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFJF, Bernardo Oliveira, ficou contente em voltar ao João XXIII, especialmente para contar sobre sua faculdade. Ele procurou comentar as partes boas e ruins do seu curso e instigar ainda mais os jovens interessados pela Engenharia Mecânica a fazerem o curso.

Para alguns estudantes, a Feira das Profissões foi importante para decidir desde já qual curso seguir. Mylena Mourão, diretora de políticas educacionais do GECAJ, conta que a participação dos estudantes foi boa e o retorno bastante positivo. Além disso, Mylena também ressalta a preocupação do grêmio em realizar esse tipo de evento: “nós representamos  os estudantes, então temos que sempre promover coisas para eles, que sejam para o benefício deles. Acredito que essa feira contribuiu muito para a formação de cada um”.