A professora Lauriana Paiva, do C.A. João XXIII lança nesta quarta-feira (16/09) o livro “O fetiche tecnológico na educação”, como parte da programação do IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (IX SICEA).

Dividido em cinco capítulos, o fio condutor do trabalho, assim como o de estudos anteriores realizados pela pesquisadora, procura desmistificar a concepção determinista e fetichizada do computador/internet no espaço escolar. A pesquisa revela os contornos assumidos pelos atuais programas sociais de inclusão digital, de forma geral, e os educacionais, de forma particular, assim como a relação destes com a reforma educacional, iniciada nos anos finais do século XX no Brasil.

De acordo com a pesquisadora, na pesquisa de origem, analisou-se, a partir da reforma do Estado da década de 1990, a política educacional, em geral, e a brasileira, de forma específica, como uma política social, apontando nesse movimento a recontextualização das TIC, em especial, a partir da reiteração do fetiche tecnológico.

O livro aponta para um “retrocesso” das ideias pedagógicas progressistas, no tocante às concepções de ensinar e de aprender, a partir de uma (re)configuração da concepção tecnicista e produtivista de educação que reforça uma concepção objetivista de ensino e de aprendizagem.

Para Gaudêncio Frigotto,  “o livro de Lauriana mostra com meridiana clareza de análise e exposição que o propalado choque tecnológico para a inclusão social, no plano das relações sociais e educativas vigentes, caminha no sentido contrário”.

O lançamento será às 19 horas, no hall do prédio do Ensino Médio. Consulte a relação completa de livros que serão lançados durante o  IX SICEA, no site do evento.

BANNER LIVRO CAP convite_livro2lauriana-1