Entre os dias 15 e 18 de setembro, o C.A. João XXIII sedia o IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, IX SICEA. Nesta edição o evento tem como temas “Os desafios da formação docente e a qualidade de ensino na escola contemporânea” e “Sustentabilidade”.
O objetivo do seminário é promover a troca de experiências culturais e acadêmicas, fomentar possíveis parcerias entre os colégios, refletir a qualidade de ensino e os processos avaliativos escolares, além de ampliar a discussão sobre o papel dos colégios de aplicação na formação docente.
O evento reúne professores-pesquisadores dos colégios de aplicação das Universidades Federais, além de professores da rede municipal e estadual de ensino. Os estudantes inscritos debatem a respeito da sustentabilidade e participam de uma programação relacionada ao tema, com feira de trocas e passeio eco turístico.
Pela primeira vez o seminário contará com uma programação internacional, incluindo palestras de professores da Argentina, Dinamarca, Espanha e Finlândia.
O IX SICEA começa nesta terça-feira (15/09), com a reunião dos diretores das instituições de ensino, marcada para às 08h. O credenciamento dos congressistas começa às 13h e termina às 19h. Os alunos de Flauta Doce fazem uma apresentação às 15h. A Cerimônia de Abertura está marcada para às 18h no Cine Teatro Central, com a participação da Trupe do João acompanhada do Coral da Funalfa UFJF. A conferencia de abertura tem como tema a “Qualidade e Quantidade da/na Educação Básica: concepções e materialidade”.

A programação completa pode ser consultada no site do evento: