O grupo formado por vinte alunos e um professor do instituto MariaGerfjord Gymnasium, de Hobro, na Dinamarca, desembarcou no Brasil no sábado, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelos diretores do Colégio e pela equipe de relações internacionais que cuidará da estadia e traslado dos dinamarqueses no país.
No final de semana, o grupo participou de um churrasco especialmente organizado pelas famílias anfitriãs. Nesta segunda-feira (14/09), bem cedo, os alunos tiveram uma oficina de capoeira nas dependências do Colégio João XXIII, ministradas pelas professoras Mônica Andrade e pelas bolsistas Hanna Guimarães (Extensão) e Fernanda Dias (Monitoria Júnior), que contaram com o apoio da professora Vera Krepper, de Língua Inglesa.
Ainda pela manhã, a comitiva foi recebida pelo Vice-Reitor da UFJF, Marcos Chein, acompanhados de representantes dos alunos e dos diretores do Colégio João XXIII, Andréa Vassalo e José Luiz Lacerda. Segundo o Vice-Reitor, o intercâmbio com a Dinamarca é muito importante para que a formação do aluno vá além das salas de aula e incorpore novos métodos e sistemas de ensino.
Os alunos permanecem na cidade pelas próximas duas semanas. A visita faz parte do Programa de Intercâmbio, que no mês de abril levou alunos do João XXIII à Dinamarca.
Segundo a Diretora Geral, Andrea Vassalo, “o 1º Intercâmbio Internacional do C.A João XXIII/UFJF traz importantes contribuições para o processo de reconhecimento de mundo dos nossos alunos e abre as fronteiras entre Brasil e Dinamarca. O objetivo desse intercâmbio é estender nossas ações pedagógicas, contribuindo com a formação integral dos alunos do Ensino Médio”.