Alunos encerram semestre com apresentação de flauta doce

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental fizeram uma apresentação de flauta doce, na Oficina Literária, para o fechamento do primeiro semestre letivo. Orientados pela professora de música Helen Barra e pela bolsista de iniciação à docência Renata Domingues desde o começo do ano, os alunos aprenderam fundamentos da escrita musical com uma partitura alternativa, em um formato criado pela professora.

A escolha do instrumento, deveu-se a simplicidade de manuseio, aprendizado e valor para aquisição.

Nos primeiros anos, os alunos realizam muitas atividades corporais e exercícios para a voz, portanto, segundo a professora,  era necessário estimular o contato com a música através de um instrumento. O estudo em grupo permitiu ainda que os alunos entendessem como funciona uma orquestra musical.

Ainda de acordo com a educadora, os alunos alcançaram um resultado excelente, e muitos que tinham problemas de comportamento apresentaram melhoras significativas, demonstrando interesse pelas atividades musicais.

Os familiares e amigos presentes ficaram muitos felizes e surpresos com a qualidade da apresentação, que tocou as músicas Minha canção (Chico Buarque), Samba de uma nota só (Tom Jobim), Asa Branca (Luiz Gonzaga), O Pastorzinho (cultura popular) e o tema da 9ª Sinfonia de Beethoven .