No início da semana, as turmas do Ensino Médio disputaram as primeiras partidas. Apesar da competição e do empenho pela vitória, o clima entre os alunos é de companheirismo. A torcida, que anima e incentiva os jogadores, contribui com um charme a mais. Miguel, professor de Filosofia, elogia os jogos e ressalta que apesar da rivalidade, há harmonia entre os jogadores: “o pessoal torce mas não existe aquela rivalidade agressiva. É legal porque ela cria mais laços, mais vínculos”.
Evento anual do colégio, os Jogos do João vão além da busca pela vitória. Gabriele de Fátima, aluna do 7º ano A, explica que a pratica esportiva ensina valores: “eu acho que é muito importante participar porque a gente aprende a ganhar, a perder, a se divertir e também a jogar melhor”.
A professora de Educação Física, Diná Faria, explica que os jogos possibilitam não só colocar em prática o que os alunos aprendem, mas também trabalhar aspectos sociais, se organizando em times e equipes; e psicológicos de saber lidar com as emoções. Ainda de acordo com a professora, os alunos também se aproximam uns dos outros e aprendem a lidar com regras e limites. “Os jogos tornam-se ferramenta pedagógica para trabalhar alguns aspectos como a competitividade exacerbada”, conclui a professora.
As finais do 6º ao 9 º ano acontecem nesta sexta (30/06), de 7 às 10 horas da manhã. (Veja Tabela abaixo)

tabela