Na perspectiva de proporcionar o desenvolvimento da autonomia dos alunos em relação à escrita, com o tipo textual carta, as professoras Vania Fernandes e Silva e Ângela Mara de Oliveira Fernandes desenvolveram uma sequência didática específica, na aula de Língua Portuguesa.
    Os alunos do 4º ano do EF foram estimulados a escrever uma carta para as mães, em homenagem ao dia delas, comemorado no segundo domingo de maio. No envelope, foi utilizado o selo comemorativo dos 50 anos do Colégio João XXIII, e todas as cartas foram enviadas pelos Correios.
     A aluna Clara Luz Baptista e Reis, relatou a experiência de escrever a carta, e as impressões da mãe ao recebê-la: “Fiquei feliz, porque só pela reação da minha mãe, vi que eu soube escrever uma carta e consegui manter a função dela, que é a de encantar”.
          O relato dos alunos sobre a reação das mães, no momento em que receberam as cartas, demonstrou que esse meio de comunicação ainda possui encanto e importância, apesar de todo avanço tecnológico.

Carta para maes