Depois de 25 dias de viagem, os alunos do C. A. João XXIII que participaram do projeto de intercâmbio com a Dinamarca, finalmente voltaram para casa. Além de fotos, memórias incríveis e laços de amizade, os intercambistas também trouxeram novos valores e perspectivas, na bagagem.
Para o Diretor Geral do colégio, José Lacerda, que acompanhou os alunos na viagem, é difícil explicar a experiência em palavras. Para ele, todos os objetivos do projeto foram alcançados, e ele acredita que todos cresceram durante o período em que estiveram fora.
A Dinamarca é um país diferente do Brasil. Além das barreiras linguísticas, o desenvolvimento social do país é muito avançado. Seu foco e prioridade é a educação, e isso fica claro quando o Professor Lacerda explica que toda a população é bilíngue (além do dinamarquês, também falam inglês), o que facilitou a comunicação e a aproximação entre brasileiros e dinamarqueses.
Segundo o diretor, os alunos foram extremamente bem recebidos pela população. Hospedados em casas de família, o contato com a cultura local foi muito mais intenso. Lacerda explica que esse foi um fator importante para o desenvolvimento social de cada um, e também um diferencial do projeto.
Ainda de acordo com Lacerda, a oportunidade de estar em contato com uma cultura forte como a da Dinamarca, é transformadora. O país preza pelo bem estar social e valoriza cada um que colabora com isso. O foco social e educacional do país trouxe aos alunos novos olhares a respeito do Brasil, e de seus próprios atos.
Durante a viagem, além da Dinamarca, os alunos conheceram Lisboa, onde visitaram monumentos históricos relacionados a história brasileira; e tiveram uma breve passagem pela Alemanha, onde conheceram Hamburgo e Berlim.