A professora Carolina dos Santos Bezerra Perez, do Colégio João XXIII, assumiu, na última segunda-feira (04/05), a Diretoria de Ações Afirmativas, da UFJF. A diretoria está relacionada às questões étnico-raciais, gênero, sexualidade, tradição, culturas e pessoas com deficiência.
Carolina explica que uma de suas funções é ajudar na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam da questão da incorporação desses temas no currículo educacional. “As questões étnico-raciais e de inclusão social estão ganhando cada vez mais visibilidade, e alguns cursos da UFJF não foram bem-avaliados pelo MEC, com relação à presença desses assuntos nas discussões em sala de aula”.
Atualmente, a professora, que é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), realiza no colégio alguns módulos temáticos junto aos alunos do ensino fundamental, como o “Corporeidade e Ancestralidade: Mitos, Brincadeiras e Danças Afro-Brasileiras”. Para ilustrar e reforçar o aprendizado, as crianças do 3º e 5º anos receberam, no final do ano passado, a visita de um índio e de quilombolas, que compartilharam suas experiências, modos de vida e elementos culturais do cotidiano em que vivem.
Para que o assunto seja incorporado de forma permanente ao currículo escolar, diversas reuniões departamentais estão ocorrendo, para que sejam apresentadas propostas de como serão abordados os temas, em função das diferentes particularidades de cada matéria. “Ainda não temos uma previsão de quando esses temas serão realmente incorporados ao currículo de modo geral, mas as discussões têm avançado”. Segundo ela, o ideal é a construção progressiva em todos os níveis escolares, desde o fundamental até o superior.