Programado para o período de 15 a 18 de setembro de 2015, em Juiz de Fora, o IX SICEA,  Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação pretende promover o debate em torno de dois eixos temáticos principais: Formação Docente e as Políticas Educacionais e Formação Docente e as Práticas pedagógicas.

O evento reunirá professores-pesquisadores dos Colégios de Aplicação das Universidades Brasileiras, dos CAp, além de profissionais das redes municipal e estadual de ensino que também poderão apresentar seus trabalhos nas modalidades de comunicação oral, oriundas de pesquisa na área educacional e de experiências pedagógicas. Para a comissão organizadora, o seminário “terá um espaço maior para troca de experiências e socialização de estudos, a partir do compromisso político, ético e pedagógico do professor.”

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do IX SICEA.  Nesta edição pretende-se oferecer um espaço de diálogo e articulação entre os professores de redes públicas com importantes intelectuais tanto do cenário nacional, quanto internacional, possibilitando, assim, novas pontes de cooperação no âmbito dos CAps. O tema será objeto de estudo e debate nas diversas atividades previstas para o evento como conferências, mesas de debate, apresentação de pôsteres, diálogos pedagógicos, oficinas, minicursos, comunicações e relatos de experiências pedagógicas.

Realizado a cada dois anos, com abrangência nacional, o SICEA possui grande relevância, haja visto que é um evento que tem buscado transpor limites institucionais, contextualizando a importância dos CAps. no cenário educacional brasileiro, na formação de professores, fortalecendo-os nacionalmente.

Num elo de continuidade, a IX edição do SICEA, além da análise e avaliação crítica dos debates contemporâneos em torno dos desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea, será um momento imprescindível para ratificar a contribuição com a reflexão educacional e a formação de professores,  inicial e continuada. À luz de sua construção histórica e suas perspectivas futuras, o evento será realizado no CAp. João XXII/UFJF em comemoração aos 50 anos da instituição.