O Projeto de Extensão de Treinamento de Ginástica Rítmica do C.A. João XXIII é realizado desde abril de 2012 e já iniciou cerca de vinte e cinco alunos, entre nove e treze anos de idade, na prática da GR.  É coordenado pela Professora Dra Cátia Pereira Duarte, com o apoio do Departamento de Educação Física e conta, atualmente, com o  bolsista Ricardo Barros de Souza. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos experiências na Ginástica Rítmica por meio do treinamento das técnicas desta modalidade.

100_1819

O esporte possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados à elementos de balé e dança. A prática possui competições individuais ou em conjunto.  O(a) ginasta precisa ter graça, leveza, e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras. Basicamente, na GR, se trabalha exercícios como Flexibilidade, Equilibrio, Onda, Pivot, Saltos, Saltitos, dentre outros. Seus elementos fundamentais são: Fita, Bola, Arco, Corda e Maças.

Para a Chefe do Departamento de Educação física Roseana Mendes a grande importância do projeto está no fato dos alunos terem possibilidade de contato com outras experiências corporais. Para Cátia Duarte, o projeto proporciona aos alunos um novo leque de opções: “abre os conhecimentos das crianças para eles se identificarem, tanto com a Ginástica Rítmica e de Trampolim, quanto com a Ginástica Artística. Aqui ele tem uma iniciação ao universo da Ginástica”, explica Cátia.

20130624_125626

Nathália de Paula, aluna do C.A. João XXIII e antiga participante do projeto, afirma que se interessou pelo esporte por trabalhar com diferentes práticas físicas, como a flexibilidade. Essa prática foi a maior dificuldade encontrada pela aluna Dominique Rocha, quando começou as aulas de GR. Ao longo do período em que fez parte do projeto, conseguiu superá-la e melhorar seu desempenho.

Para as alunas Rebeca Weber e Ana Elisa Medeiros outro ponto favorável é a convivência entre alunos, bolsistas e professora. “Todos se tratavam como amigos”, afirma Rebeca. Ana Elisa conta ainda que a amizade se estendeu para fora das aulas, e as antigas alunas e bolsistas ainda mantém contato.

A antiga bolsista do projeto Taináh Lopes comenta que lidar com os alunos foi um grande aprendizado. “Isso colaborou muito para a minha formação, porque a partir daí eu consegui adquirir experiência, consegui evoluir também na minha forma de lidar com a adolescência”, conta Taináh.  Hoje Tainá já se formou, é professora de Educação Física e conta que pretende dar continuidade ao projeto no seu atual local de trabalho, levar a prática do Projeto de  Extensão de Treinamento de Ginástica Rítmica para a academia de ginástica. Além da antiga bolsista, as alunas também levam consigo as experiências e utilizam o que aprenderam em outras atividades. Marina Cortes, aluna que hoje participa de outro Projeto de Extensão, de arte circense, conta que os movimentos que aprendeu na GR ajudam muito na nova atividade.