O grupo de cinema CeNA 23, coordenado pelo Prof.º: Nelson Faria, tem como o objetivo contribuir para a alfabetização audiovisual a partir do estudo de linguagem cinematográfica e da produção de filmes em curta metragem e animações.

O projeto teve o início de suas atividades em 1999, trabalhando com Câmeras VHS, no projeto que hoje é “Curta o 9º ano”. Com a adoção de novas tecnologias, em 2006, foi criado o Núcleo de Cinema e ampliada a produção, graças ao desempenho o projeto ganhou uma sede nova em 2009.

Este ano o Núcleo de Cinema e Animação vem desenvolvendo os seguintes projetos:

– Aula animada: Estudo e produção de animações em 2D e em stop-motion com alunos e alunas a partir dos Ensinos Fundamental e Médio.

– Curta o 9º ano: Estudo e produção de filmes em curta metragem com alunos e alunas do 9º ano.

E também seus Projetos extracurriculares como:

– Ideias em movie-mento: Oficina de produção de filmes em curta metragem com textos originais e adaptados a partir de contos, crônicas, notícias, poesia, piada, quadrinhos, folclore etc.

– João XXIII em primeiro plano: Registro de eventos e projetos do Colégio, ou a ele relacionado, com ênfase nas atividades desenvolvidas pelos professores de artes.

– Ta ficando animado: Oficina de produção de filmes de animação em 2D e stop-motion a partir de textos literários e não literários.

– Luz, câmera, educação: Produção de filmes e animações de caráter pedagógico.

– De olho no movimento: Confecção de aparelhos óticos precursores do cinema.

– Sessão pipoca e papo: Sessão de filmes (curta ou longa metragem) com foco na linguagem cinematográfica e no universo da cultura artística (pintura, música, cinema, teatro, vida de artistas, movimento artístico etc.) relacionado ou não com outras áreas de conhecimento e/ou disciplinas. Ao final da exibição, será promovido um bate-papo sobre o conteúdo temático e artístico do filme.

Clique aqui e conheça o projeto