Uma iniciativa de inclusão social nas periferias Juizforanas

Alunos do bairro Bela Aurora, Zona Sul de Juiz de Fora, tiveram aula inaugural do Projeto Alcançar, uma prática diferente e ao mesmo tempo complementar ao que eles têm na sala de aula. O projeto de extensão do Colégio João XXIII é uma iniciativa integrada para oferecer reforço escolar aos alunos da comunidade.

Alunos são apresentados ao projeto

Criado em 2007, o projeto possui reforços em Matemática, Física, Química desde 2011, além de prática esportivo pedagógica. A ideia era proporcionar aos alunos um espaço para o amadurecimento dos conteúdos e prepara-los para concursos como o PISM, Enem e o Vestibular, se fosse possível.

Em 2011, havia apenas 4 alunas nas aulas, sendo que duas conseguiram aprovação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Este ano, o projeto conta com 17 alunos que também têm aulas de Inglês e Biologia, mas o que era apenas um projeto isolado, se tornou referência para uma iniciativa piloto. Os resultados da prática podem fazer com que ela seja expandida para mais outros 3 polos – Dom Bosco, Santa Luzia e Benfica.

Grupo de Maculelê Abolição

Segundo a idealizadora da proposta, professora Cátia Pereira Duarte, esta é uma forma de poder trabalhar a autoestima nas comunidades com vulnerabilidade social. “O que nós queremos é oferecer o espaço para que assim eles possam desenvolver suas habilidades e aptidões! Com esta prática eles podem adquirir gosto pelo aprender fazendo, relacionando conteúdos na busca de soluções de seus problemas cotidianos”.