Fechar menu lateral

PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é uma iniciativa direcionada para estudantes de países em desenvolvimento que possuem algum tipo de acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico com o Brasil. Desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o da Educação (MEC), em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros entre 18 e,  preferencialmente, até 23 anos para realizar toda a graduação no país.

 

Regido pelo Decreto Presidencial n. 7.948 (abre em nova janela), o PEC-G tem um calendário específico de processo seletivo que se inicia em fevereiro e termina em dezembro. Para atender aos critérios de seleção do programa, o aluno deve provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão de ensino médio e proficiência em língua portuguesa (abre em nova janela). Além disso, o interessado deve adotar o compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

 

Atualmente, o programa conta com 59 países participantes (25 da África, 25 das Américas e 9 da Ásia), sendo a África o continente de origem de maior parte dos estudantes.  Atualmente, nossa universidade oferece  cursos em todas as unidades, sendo 104 vagas em 38 cursos diurnos.

 

Confira aqui:

Apresentação

Processo seletivo

Perguntas Frequentes

 

Para mais informações, acesse:

Divisão de Temas Educacionais (DCE) (abre em nova janela)

Ministério da Educação – PEC-G (abre em nova janela)