Fechar menu lateral

Intercâmbio Outgoing: PIIGRAD, PEI, Intercâmbio Livre e MIV

Cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro. Aprender novos conteúdos, novas formas de pensar sua área de estudos e ter contato com professores e pesquisadores de referência internacional antes mesmo de concluir o curso superior. Essas são as oportunidades que a Universidade Federal de Juiz de Fora, via Diretoria de Relações Internacionais (DRI), procura oferecer a seus graduandos através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD) e do Programa Especial de Intercâmbio Internacional (PEI). Por outro lado, o estudante que deseja realizar intercâmbio sem o intermédio da UFJF poderá contar com alguns serviços direcionados aos demais intercambistas inscritos nos programas da DRI, como o de certificação e o de matrícula em disciplina específica de intercâmbio durante o período no exterior. Além dessas modalidades, soma-se a possibilidade de realização de intercâmbio via Mobilidade Internacional Virtual (MIV). Abaixo descrevemos cada uma delas:

01 – Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD)

O PIIGRAD tem por objetivo promover o envio de graduandos da UFJF para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. A cada ano, no segundo semestre, um novo edital é publicado, por meio do qual são discriminadas as fases do processo seletivo, os requisitos para a seleção e o número de vagas por universidade e por curso.

                                                                           

Desde 2010, com a publicação da Resolução 16/2010, do CONSU, instituiu-se a Bolsa de Intercâmbio Internacional. Atualmente, a Resolução 47/2023 é a que rege a distribuição de bolsas do PIIGRAD.  Essa distribuição está vinculada à disponibilidade orçamentária e é direcionada aos primeiros classificados no processo de seleção, conforme o grupo de ingresso a que pertença o(a) candidato(a).

Contatos:

E-mail: intercambio.dri@ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3947

 

02 – Programa Especial de Intercâmbio Internacional (PEI)

As oportunidades de intercâmbio internacional divulgadas pela DRI que não fazem parte do PIIGRAD constituem os Programas Especiais de Intercâmbio Internacional (PEI). Ao contrário do PIIGRAD, editais e chamadas do PEI podem ser divulgadas em qualquer época do ano e os distintos modos de seleção são gerealmente determinados pelo órgão ou pela instituição promotora da oferta.

Portaria/SEI nº 1744, de 24 de outubro de 2022 rege o programa.

Estudantes que realizem intercâmbio via PEI, antes de se afastarem para o exterior, devem encaminhar a carta de aceite para intercambio.dri@ufjf.br, para que a DRI realize a matrícula na disciplina PEI e, assim, evite a perda de vínculo com a UFJF. Além disso, os(as) estudantes podem contar com os serviços de certificação oferecidos pela DRI.

Para conferir oportunidades referentes ao PEI, acesse: chamadas de intercâmbio (PEI)

03 – Intercâmbio Internacional Livre (free mover)

Trata-se da realização de intercâmbio internacional sem intermédio da UFJF. Apesar disso, o(a) estudante, ao invés de trancar o curso, poderá solicitar à DRI a matrícula na disciplina específica de intercâmbio livre, evitando assim uma eventual perda de vínculo. Para isso, ao receber a carta de aceite da instituição estrangeira, deve encaminhar uma cópia para o e-mail intercambio.dri@ufjf.br. Os(as) intercambistas desta modalidade de intercâmbio também podem contar com o serviço de certificação, quando esse se aplicar.

O Intercâmbio Internacional Livre na UFJF é regido pela Portaria/SEI Nº 1934, de 21 de novembro de 2022

04 – Mobilidade Internacional Virtual (MIV)

Refere-se à mobilidade internacional a distância em instituições parceiras da UFJF, regida pela Portaria Conjunta UFJF nº 4, de 06 de setembro de 2023.

Assim como as demais modalidades, o(a) estudante de MIV pode solicitar à DRI a matrícula refente ao seu intercâmbio por meio do envio de sua carta de aceite para intercambio.dri@ufjf.br. Caso necessite, poderá também se valer do serviço de certificação realizado pelo setor.