Fechar menu lateral

O Setor

A Política de Inovação da UFJF tem como objetivo geral estimular e valorizar a atividade criativa derivada da produção científica e tecnológica de seu corpo docente, discente e técnico administrativo em educação (TAE), o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação.

Nesse sentido, o Setor visa fomentar as atividades efetivas e potenciais de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia vinculadas à produção do conhecimento científico e demais atividades do Campus de Governador Valadares.

O Setor de Inovação atuará na promoção da cultura empreendedora, no desenvolvimento de projetos e no suporte às demandas relacionadas à inovação,  empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Na área do Empreendedorismo e da Propriedade Intelectual são oferecidos programas relacionados à disseminação da cultura empreendedora, da inovação e da criação e desenvolvimento de negócios inovadores por meio de:

  1. Assessoria na área de Propriedade Intelectual para registro de pedido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI;
  2. Apoio na elaboração, submissão e gestão de projetos junto a órgãos de fomento;
  3. Cursos, Palestras e Visitas;
  4. Oficina de Ideação e Modelagem de negócios;
  5. Programa de fomento e criação de startups.

Na área da Transferência de Tecnologia é oferecido o programa de Parceria em Inovação Aberta (PIA), caracterizado um conjunto de atividades pelo qual uma tecnologia – na forma de produto, processo ou conhecimento explicitado – é transmitida de uma entidade a outra, podendo configurar tais entidades como indivíduos, instituições, organizações ou nações.

Essa transferência se dá na forma de contratos de pesquisa e desenvolvimento, serviços de consultoria, formação profissional, inicial e continuada, comercialização de patentes, marcas e processos industriais, publicação na mídia científica, apresentação em congressos, migração de especialistas, programas de assistência técnica, inteligência industrial e atuação de empresas multinacionais.

Em razão do Critt ser qualificado como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF, por meio da Resolução 31/2005 do Conselho Superior, as demandas de transferência de tecnologia são encaminhadas ao Critt, que conta com uma equipe de agentes de transferência de tecnologia para acompanhamento da demanda.

Equipe:

Coordenador: Hilton Manoel Dias Ribeiro – Departamento de Economia UFJF/GV

Administrador: Ricardo Lorrane Azevedo Souza

Saiba mais sobre o setor:

> Organização

> Perspectivas

Apresentação Institucional (pdf)


Canais de acesso ao setor: https://linktr.ee/InovacaoUFJFGV