Fechar menu lateral

Sobre nós

A Política de Inovação da UFJF busca estimular a criatividade proveniente da produção científica e tecnológica de seu corpo docente, discente e técnicos administrativos.

O Setor concentra esforços em impulsionar atividades de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia ligadas à produção do conhecimento científico e demais atividades do Campus de Governador Valadares.

O Setor atua na promoção da cultura empreendedora, no desenvolvimento de projetos e no suporte às demandas de inovação,  empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Na área do Empreendedorismo e da Propriedade Intelectual, oferece programas para disseminar a cultura empreendedora, fomentar a inovação e apoiar a criação e desenvolvimento de negócios inovadores por meio de:

  1. Assessoria na área de Propriedade Intelectual para registro de pedido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI;
  2. Apoio na elaboração, submissão e gestão de projetos junto a órgãos de fomento;
  3. Cursos, Palestras e Visitas;
  4. Oficina de Ideação e Modelagem de negócios;
  5. Programa de fomento e criação de startups.

Na área da Transferência de Tecnologia destaca-se o programa de Parceria em Inovação Aberta (PIA). Esse programa engloba atividades em que uma tecnologia, sob a forma de produto, processo ou conhecimento, é compartilhada entre diferentes entidades, podendo ser indivíduos, instituições, organizações ou nações.

A transferência ocorre através de diversos meios, como contratos de pesquisa e desenvolvimento, serviços de consultoria, formação profissional, comercialização de propriedade intelectual, publicações científicas, apresentações em eventos, migração de especialistas, programas de assistência técnica, inteligência industrial e atuação de empresas multinacionais.

Devido à qualificação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF, as demandas de transferência de tecnologia são direcionadas para o campus sede, que conta com uma equipe de agentes especializados para acompanhar e atender às demandas.

Equipe:

Coordenador: Hilton Manoel Dias Ribeiro – Departamento de Economia UFJF/GV

Administrador: Ricardo Lorrane Azevedo Souza

Assist. em Administração: Tiago Silva de Morais

 


 

Organização

Baseado no objetivo de identificar e aplicar práticas de gestão da inovação capazes de promover a cultura da inovação e empreendedorismo no Campus, o Setor tem como alvo as atividades efetivas e potenciais de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia vinculadas à produção do conhecimento científico e demais atividades deste Campus. Nesse sentido, o foco de atendimento está em servidores, discentes e comunidade.

De forma efetiva, o Setor atua em três grandes áreas: Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, nas quais são desenvolvidas ações estruturadas nos quatro eixos de trabalho demonstrados na figura abaixo:
 

 

O eixo administrativo representa atividades fundamentais para impulsionar o desenvolvimento nas áreas de transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual, contribuindo decisivamente para o progresso sustentável e a prosperidade do setor.

O eixo de suporte e assessoria visa oferecer suporte à comunidade acadêmica do Campus nas demandas de proteção do conhecimento, transferência de tecnologia e outros temas relacionados à tecnologia e sociedade, em conjunto com outras unidades administrativas da UFJF e; fomentar os processos de inovação administrativa interna do Campus.

O eixo de capacitação e mobilização visa promover planos de capacitação rápida e mobilização nas áreas de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia e; apoiar a formação dos discentes com ênfase em inovação e empreendedorismo, incentivando disciplinas em áreas correlatas.

Para finalizar, o eixo de projetos e negócios visa incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e com potencial para geração de negócios inovadores e; apoiar a criação e atuação das empresas juniores e startups do Campus.

 


 

Perspectivas

O seguintes objetivos foram traçados para o fortalecimento desses eixos no Campus GV:

  1. Facilitar o acesso dos servidores aos conteúdos sobre inovação, empreendedorismo acadêmico e transferência de tecnologia;

  2. Captar e organizar cursos de capacitação voltados para temas como a inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia;

  3. Construir e promover oficinas de ideação e um programa de pré-aceleração;

  4. Planejar a instalação física da incubadora/aceleradora de empresas;

  5. Criar programa de inovação aberta;

  6. Fomentar ações relacionados à propriedade intelectual;

  7. Assessorar a comunidade acadêmica nas demandas relacionadas à empreendedorismo, transferência de tecnologia e inovação;

  8. Encaminhar propostas do Campus GV para o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares.

 


 

Canais de acesso

 


 

Apresentação Institucional (pdf)