
O Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (IDEA 2025) trouxe reflexões inspiradoras sobre o papel da ciência e da inovação no fortalecimento da universidade como um espaço de transformação.
A abertura do evento foi conduzida pela representante do Setor de Inovação, Nádia Carvalho, que ressaltou o compromisso do Setor de Inovação (SIETT) em fomentar a cultura empreendedora e fortalecer o ecossistema de inovação, incentivando os participantes a explorarem o potencial transformador de suas pesquisas.

Nesta edição, o evento reuniu pesquisadores e especialistas para discutir o tema “Da Pesquisa à Inovação: um olhar sobre a Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Captação de Recursos”, promovendo uma integração essencial entre o conhecimento científico e o mundo do empreendedorismo e da inovação tecnológica.
Stael Monteiro e Rafael Aquino, representantes do CRITT/UFJF, conduziram uma apresentação sobre os processos que transformam a pesquisa
acadêmica em soluções inovadoras, abordando desafios e oportunidades relacionados à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e captação de recursos para o desenvolvimento de projetos de impacto.
A programação também contou com a participação do Prof. João Eustáquio Antunes, que apresentou sua pesquisa sobre o desenvolvimento de quinazolinas — compostos promissores com potencial ação antitumoral, especialmente em casos de glioblastoma multiforme e câncer de mama — um exemplo prático de como a pesquisa científica pode gerar inovação com relevância social e terapêutica.
️Complementando as discussões, Ângelo Denadai trouxe reflexões sobre os desafios atuais da propriedade industrial no Brasil, destacando os obstáculos enfrentados por pesquisadores e inventores no processo de proteção e valorização da inovação tecnológica.
O IDEA 2025 reafirmou seu papel como um espaço de diálogo entre ciência, inovação e sociedade, fortalecendo o compromisso do Setor de Inovação em fomentar a cultura empreendedora e o pensamento inovador dentro e fora da Universidade.
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