A UFJF Campus GV realizou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Valadares, do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e do Galpão 205, a 3ª edição do Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (IDEA).
O evento, ocorrido no dia 01 de setembro, foi caracterizado pela troca de experiências e formação de conexões para cerca de 30 pesquisadores de diversas áreas. Facilitar a formação de redes de contatos e colaborações entre os participantes era um dos principais objetivos do evento.
Na primeira etapa da programação das atividades, os presentes puderam conhecer melhor o setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus e participar do bate-papo coordenado pela professora Nádia Carvalho, da UFJF/GV com o tema: “Pesquisador(a), qual é o seu papel na dinâmica da Inovação Aberta?”
Após uma pausa para o coffee-break, os pesquisadores tiveram um momento para apresentarem seus projetos e destacarem os principais benefícios gerados.
Foram apresentadas histórias inspiradoras que serviram de modelo e motivaram os participantes a explorarem oportunidades semelhantes em suas próprias áreas de pesquisa e expertise.
Em seguida, os laboratórios e Habitats de Inovação apresentaram suas características, os públicos que atendem, os principais desafios encontrados e os resultados proporcionados.
Além da comunidade acadêmica da UFJF-GV, também participaram das atividades o professor Neuber de Souza do campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV), que apresentou o CRIE, um laboratório de prototipagem que visa o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos, e o Eduardo José de Almeida, sócio do Galpão 205, que apresentou as estratégias do empreendimento para fortalecer o ecossistema local inovação.