O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES GANHA UM CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresentamos um avanço importante para o tema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares. Foi aprovada a Lei 7.178 de 13 de agosto de 2020 que cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI). O CMCTI ficará responsável por estabelecer medidas de incentivo e apoio às comunidades científicas, de startups, de tecnologia e de negócios, de forma geral. Assim, surgirá um espaço de discussão e planejamento de projetos de inovação, compartilhamento de ideias e construção coletiva de atividades de suporte ao ecossistema local de inovação.
Além disso, caberá ao Conselho deliberar sobre os recursos extraídos e captados através do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia; apoiar estudos, projetos, programas, serviços tecnológicos, qualificações, eventos e outras atividades de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo que busquem soluções de interesse para o desenvolvimento do ecossistema local de inovação.
O Conselho será constituído por 21 membros vinculados à Administração Municipal, à comunidade científica, às entidades empresariais e à sociedade civil organizada.