Fechar menu lateral

GT Inovação da UFJF-GV realiza oficina on-line voltada para a criação de novos negócios

Adaptação e reinvenção. A pandemia do novo coronavírus colocou de vez estas duas palavras no nosso vocabulário. De olho nesse novo cenário, o Grupo de Trabalho em Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) quer estimular a geração de novas ideias de negócios. E para isso, promove – juntamente com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento – vários eventos voltados para quem deseja empreender.

A primeira dessas atividades é a Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios, que acontece já no início de julho. A programação é dedicada a pessoas de diferentes idades que pretendem começar um empreendimento, mas não sabem por onde começar.

Ao longo de dois dias – 9 e 10 de julho – os participantes trabalharão desde a geração de uma ideia e a melhor forma de comunicá-la, passando pela validação e solução de problemas e, finalmente, como desenhar um modelo de negócio. Para isso, os empreendedores terão contato com ferramentas como avaliação 360 graus, círculo de ouro, mapa de empatia e Canvas.

A oficina é aberta a toda a comunidade. Para participar, basta formar uma equipe de, no mínimo, três pessoas, que já possuam alguma ideia de negócio, mesmo que em fase inicial, e preencher o formulário de inscrição. Equipes que já estão iniciando no mercado também podem participar. Todas as atividades serão realizadas à distância, por meio de plataforma virtual. As vagas são limitadas e as inscrições terminam em 8 de julho.

Para se inscrever, clique aqui.


Demais eventos

Além da Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios, estão previstos para este segundo semestre o 2º Hackathon Saúde, Gestão e Inovação, voltado para a busca de soluções para o setor. Os finalistas vão receber uma mentoria on-line, a fim de aperfeiçoar as propostas apresentadas.  Além disso, o programa “Speed Lab” vai focar na criação de startups, trabalhando desde a ideia e operação iniciais até o ingresso no mercado.

De acordo com a coordenadora do grupo de trabalho e professora da UFJF-GV, Nádia Carvalho, o principal objetivo desta série de eventos é oferecer um apoio aos empreendedores:

“Muitos possuem boas ideias ou identificam oportunidades diante de toda essa mudança, mas muitas vezes não sabem como começar ou possuem alguma dificuldade quando precisam, de fato, colocar a ideia em prática. Considerando todo esse cenário e todas consequências dessa pressão da pandemia nos negócios, é que a oficina, assim como os outros eventos, vêm justamente para trazer esse apoio para o desenvolvimento de novos modelos de negócios e também para o aprimoramento de negócios já existentes, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma.

< Voltar