Fechar menu lateral

E-mail: alfeu.sguarezi@ufabc.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6603067354811112

Área de competência: Sistemas Elétricos de Potência

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1998) e Pós-Doutorado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores ? Porto/Portugal (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pesquisador em Produtividade do CNPq/1D e Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF de janeiro de 2005 a dezembo de 2010. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Planejamento da operação e expansão de sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, considerando incertezas relacionadas às cargas e geração distribuída. Coordena o grupo de Otimização cadastrado no CNPq(GOPT) que conta com a participação de vários pesquisadores e orientados de graduação e Pós-graduação, com pesquisas também na área de otimização para aplicação em robótica.