O NIMO é um grupo de pesquisa e laboratório que se envolve, principalmente, na interface entre a Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e e Sistemas de Iluminação. Desta forma, os estudos mais relevantes compreendem:
a) técnicas de fotometria e radiometria;
b) caracterização de fontes de luz artificiais;
c) concepção e projeto de controladores de diodos emissores de luz operando em alta frequência;
d) concepção e projeto de controladores de diodos emissores de luz operando na frequência da rede elétrica;
e) técnicas de otimização de conversores estáticos visando eliminação de capacitores eletrolíticos;
f) comunicação de dados empregando codificação por luz visível;
g) avaliação e crítica de normativas nacionais e internacionais relacionadas com os sistemas de iluminação e
h) monitoramento e gestão de sistemas de iluminação pública.

Visão parcial do laboratório
O laboratório principal conta com duas salas (gabinetes de estudo e área de equipamentos) de cerca de 70 m² no total, um laboratório de ensaios climatizado e câmara escura de 6 m², bem como uma área externa para ensaios de iluminação pública com posteamento de altura até 7 m e ângulo de inclinação do braço ajustável. O campus da UFJF em Juiz de Fora, parcialmente iluminado com lâmpadas LED desde 2013, também é considerado um espaço de laboratório para as pesquisas do grupo.
O laboratório é equipado com câmara climática, esferas de Ulbricht (20″ e 40″), luxímetros de precisão, termovisores, luminancímetro, medidores de qualidade de energia, difusor cossenoidal, osciloscópios digitais, fontes de potência de baixa distorção e com harmônicas programáveis, miniroteador CNC, bobinadeira para implementação de elementos magnéticos etc.

Luxímetro de precisão Optronik